- Um mau atendimento prejudica os negócios, e a recepcionista ou secretária depende do sucesso da empresa onde trabalha. Seja diligente e procure trabalhar com o máximo de qualidade, identificando problemas que possam estar espantando a clientela.
- Não se deve fumar, comer ou beber na recepção. Pode causar má impressão nos clientes, além de prejudicar seu bem-estar. Alimente-se nas áreas apropriadas como copa ou cozinha e, se você for fumante, estabeleça horários para isso em local apropriado, longe da recepção.
- A aparência pessoal de quem atende é fundamental. Procure manter sua roupa limpa e bem passada, seus cabelos bem penteados e não abuse da maquiagem. Estar bem-vestida não significa se aprontar para a balada. A recepcionista deve chamar a atenção do cliente para o bom atendimento e para a competência profissional, não para si mesma.
- Objetos pessoais devem ser mantidos guardados durante o horário de trabalho. Qualquer cuidado com a aparência, retoques na roupa ou na maquiagem, ou mesmo escovar os cabelos, deve acontecer longe das vistas dos clientes, no toalete ou em local adequado.
- Nunca faça de seu ambiente de trabalho um local de negócios particulares para vender bijuterias, produtos de beleza, alimentos, livros ou revistas. Rifas e sorteios, nem pensar. O tempo que você trabalha ali já é remunerado pela empresa. A menos que esteja devidamente autorizada, seria desleal empregar aquele tempo de outra maneira.
- A recepcionista jamais deverá utilizar o telefone para chamadas pessoais além das que forem estritamente necessárias. Telefone não é para bater papo, mas para comunicações rápidas. Cada vez que uma linha fica ocupada em conversas particulares existe o risco de se perder clientes que estejam tentando ligar.
- Honestidade e transparência são qualidades indispensáveis ao bom atendimento. Mentiras ou meias-verdades cedo ou tarde acabam sendo descobertas, mesmo porque o que se busca no atendimento é um relacionamento de longo prazo e isto não é possível sem uma relação de confiança.
- Erros acontecem e a melhor forma de agir é assumi-los e procurar remediar a situação. Lembre-se de que atender não é competir com o cliente ou ganhar uma discussão. Atender é encantar. Para isso às vezes é preciso reconhecer falhas, pedir desculpas, suportar vexames e ainda assim sorrir.
Você pode contratar o conteúdo deste blog em forma de palestras, workshops ou treinamentos para eventos ou grupos in company (não disponível individualmente). Visite a página contendo uma descrição do tema em "Qualidade no Atendimento em Consultórios Médicos" ou entre agora mesmo em contato pelo email contato@mariopersona.com.br |
0 comentários:
Postar um comentário